terça-feira, 21 de setembro de 2010

Mc Morte Feliz!

Médicos americanos usam cadáver para satirizar McDonald's e mostrar perigos dos fast-foods.
Um anúncio polêmico feito por um grupo independente de médicos americanos está deixando os executivos do McDonald's de cabelo em pé. A campanha, que será veiculada nos canais de TV aberta dos Estados Unidos, mostra um cadáver segurando um pedaço de um Big Mac, enquanto o narrador faz um trocadilho com o famoso slogan da marca: 'amo muito tudo isso'. Por último, aparece a frase 'Tonight, make it vegetarian' ( Algo como 'Hoje à noite, coma uma refeição vegetariana', em inglês). 
 
O comercial, patrocinado pelo Physicians Committee for Responsible Medicine (PCRM), irritou tanto o McDonald's como a maioria das empresas de fast-food que vendem alimentos similares. A médica Susan Levin, diretora da PCRM, afirmou que não vai pedir desculpas pelo anúncio. 
"O McDonald's é uma das maiores cadeias de fast-food do mundo. Seu símbolo é reconhecido em qualquer lugar do mundo. Estamos querendo passar uma mensagem ao usar a marca na propaganda".
A Associação Nacional dos Restaurantes dos EUA criticou a propaganda, classificando o ato como irresponsável e afirmando que o conteúdo mostrava uma visão limitada da nutrição. Um porta-voz do McDonald's afirmou que "o comercial é um ultraje, com informações erradas e injustas para os consumidores. O McDonald's acredita que nossos consumidores vão colocar a propaganda em perspectiva e tomar as decisões alimentares e de estilo de vida que são certas para eles". 
O objetivo dos médicos é começar a veicular a campanha em Washington DC, cidade americana onde a primeira-dama Michelle Obama instaurou um progama de atividade física nas escolas. Nos EUA, um terço das crianças americanas em idade escolar está acima do peso. 






"Hi colesterol. Hi blood pressure. Heart attacks. Tonight, make it vegetarian".
Tradução: "Oi colesterol. Oi pressão arterial. Ataques cardíacos. Hoje a noite, coma uma refeição vegetariana".


ODEIO MUITO TUDO ISSO!

10 comentários:

  1. é muito facil nao cuidar da propria saude e por a culpa em dois hamburgeres alface queijo molho especial cebola picles e um pao com gergilim

    ResponderExcluir
  2. O "não cuidar da própria saúde" inclui comer os tão maravilhosos dois hambúrgueres com alface, queijo, molho especial, cebola, picles, e um pão com gergilim! Principalmente nos Estados Unidos mas, fazendo grande sucesso no Brasil e no resto do mundo...

    ResponderExcluir
  3. na boa deve, existir mais de 1 milhao d substancias toxicas anexadas a tudo que comemos e usamos, e nao vai ser um sandwichinho que vai matar ng, tanto por que ele contem todas as vitaminas necessarias para o sobrevivencia de um individuo, carne, saladas, pao, e junto com eles o conservante.. mas que porra hoje nesse mundo nao tem conservante? a nao ser que voce more em um sitio e crie suas proprias vaquinhas, tenha sua propria horta.. do contrario contente-se com os industrializados e cuide mais da sua saude!

    ResponderExcluir
  4. Mesmo sabendo que é quase impossível se livrar da industrialização, estou cuidando sim, da minha saúde e, por isso, não como carne! Procure se informar sobre os danos que a carne traz a sua saúde e a saúde do planeta.. principalmente a carne de grandes redes de fast food como a citada acima...
    Qualquer dia desses posto isso aqui ;D

    ResponderExcluir
  5. muito pelo contrario só vejo beneficios para alguem que come carne, as vitaminas que as pessoas pararão de injetar em seus organismos devido a falta de costume em injerir tais de outros alimentos que nao fosse a carne e tambem devido o nosso corpo nao estar realmente adptado fisica e psicologicamente ao veganismo, e esse sim pode ser considerado um aspecto para se cessar o consumo de carne, pois a crueldade com que é feito o abate destes animais é sim, desumana! mas eles nao sao humanos nao é mesmo ?

    ResponderExcluir
  6. nosso corpo não foi feito para o consumo de carne, estamos vivendo uma epidemia de câncer, devido ao tanto de hormônios cancerígenos injetados nos animais para o consumo humano, sem contar os hormonios nas vacas pra aumentar a produção de leite...
    Essa história de proteínas de carne que são indispensáveis ao nosso corpo é pura demagogia...
    Fazem tres anos que não como uma grama de carne e meu corpo é completamente outro! Tem gente que até diz que parar de comer carne te faz emagrecer e blábláblá, pura conversa fiada...
    A carne te deixa fraco!
    Não digo isso só por minhas conclusões não! Já li muito sobre o assunto, inclusive livros de nutricionistas e médicos a respeito do assunto..
    E é claro, o abatimento animal que é o pior, claro que os animais não são humanos, mas, no momento, com quem eu menos me preocupo são os humanos, que são a raça que mais destroem o mundo, graças a sua grande (i)racionalidade!

    ResponderExcluir
  7. Ou você acha que esse anúncio promovido por uma entidade médica teria sido feito a toa? Pense nisso..
    Mas é como eu sempre digo, não quero falar pra ninguém parar de comer carne, porque não quero que me digam pra voltar a comer, é legal as pessoas chegarem a conclusões por si mesmas ;D

    ResponderExcluir
  8. claro, claro, no entanto se é uma demagogia, voce tem que quebra-la, e nao vai ser mostrando esses animas no abatimento nem dizendo que eles podem ficar doentes e blablabla, disso todos ja sabem, o que eles nao sabem é o que comer, onde procurar, o que subistituir.. nao é lhes passada a devida instruçao se é que voce me intende.
    a culpa nao é dos que comem e sim dos que ensinam a comer. ninguem nasce comendo mc donalds, mas se voce for apresentado a ele, vai ver que é bem mais saboroso do que um monte mato.
    enfim, nao discordo de voce, apenas acho que a mudança esta querendo ser imposta, assim como foi imposto o que vivemos e comemos, no caso, hoje. e esse nao me parece bem o caminho, visto que vivemos em um caos. a mudança deve ser ensinada do mesmo modo que aprendemos a falar, escrever, trabalhar..
    por enquanto vai da consciencia..

    ResponderExcluir
  9. Concordo plenamente com você! Em tudo! A mudança tem que partir da educação... Pena que se torna uma coisa bem difícil no mundo e com a sociedade em que vivemos, condicionada desde o nascimento a aceitar o que as grandes indústrias nos impõe, e não só na alimentação, né!

    ResponderExcluir
  10. " ninguem nasce comendo mc donalds, mas se voce for apresentado a ele, vai ver que é bem mais saboroso do que um monte mato."

    As pessoas ainda caem na ignorância de achar que vegetarianos só comem mato.

    Sou vegano e me alimento melhor do que muitos onívoros. Não me faltam nutrientes, pois todos podem ser encontrados nos alimentos de origem vegetal, com exceção da B12 - mas esta pode ser obtida sinteticamente e pode ser consumida em alimentos fortificados ou suplementos.

    Estudo nutrição e até o momento não vi nada que impeça uma dieta vegetariana de ser saudável.

    Não como carne há 4 anos e estou muito bem. Desde que parei com carne, nunca fiquei doente.

    A questão é saber se alimentar e balancear as refeições. Sabendo fazer isso, o vegetarianismo oferece inúmeros benefícios.

    Isso só falando da questão de saúde. Se for falar das questões ambientais e sociais, isso vai muito além e o vegetarianismo se torna um dos principais agentes pró meio-ambiente, já que o cultivo de vegetais gasta menos recursos do que a criação de gado. E os cereais usados para alimentar o gado em seus cativeiros poderiam ser usados para alimentar populações famintas.

    O fato de bois não serem humanos não significa que devam ser explorados. Essa visão de por uma espécie acima de outra chama-se "especismo" e não vejo nenhuma diferença disso para racismo.

    Todo ser senciente tem sentimentos, medos, afetos... Menosprezar isso só porque o animal pertence a outra espécie é equivalente ao que Hitler fazia com judeus. (Minha opinião, ok? Agora o que é indiscutível é que especismo é violência contra outros seres, seja lá para quais fins - for para comê-los ou não).

    Não tenho a pretensão de dizer o que as pessoas devem ou não comer. Concordo que isso é invasão de direitos.
    Mas se tenho oportunidade, acho interessante mostrar as consequências dessas escolhas, se por acaso eu puder esclarecê-las.

    Onívoros ou vegetarianos, não importa! O que importa é ter informação e assumir sua postura sem usar de falsas informações ou afirmações tendenciosas.

    duas observações:
    - de fato, a dieta onívora favorece a absorção de forma mais rápida e mais simples de nutrientes.
    - mas também é fato que a dieta vegetariana oferece todos esses nutrientes, não apresentando riscos à saúde quando planejada e balanceada.

    Beijos para tod@s!

    ResponderExcluir